Untitled Document
 
 

Fonte: Díario de S. Paulo
Data de publicação: 24/07/10

Bebida diet pode antecipar parto

Resultados sugerem que o adoçante artificial do refrigerante poderia explicar a relação

Nova pesquisa sugere que o hábito de tomar bebidas adoçadas artificialmente em excesso pode estar ligado a um risco maior de parto prematuro em mulheres grávidas.

As bebidas diet são amplamente promovidas como uma alternativa saudável a refrigerantes e sucos com açúcar, mas Thorhallur I. Halldorsson, do Statens Serum Institut de Copenhagen, um dos pesquisadores do estudo, e seus colegas observam que há pouca pesquisa sobre a segurança do consumo regular de adoçantes artificiais em seres humanos.

Refrigerantes - tanto adoçados artificialmente como com açúcar - foram recentemente ligados a pressão arterial elevada, o que aumenta o risco de parto prematuro. Para investigar se poderia haver ligação direta, os investigadores avaliaram a dieta de cerca de 60.000 mulheres dinamarquesas. Cerca de 5% das mulheres deram à luz antes da 37ª semana.

Mulheres que ingeriram pelo menos uma unidade de refrigerante adoçado artificialmente ao dia quando estavam grávidas tinham 38% de chance de ter parto prematuro em relação às mulheres que não beberam refrigerante diet. Grávidas que beberam pelo menos quatro refrigerantes diet por dia tiveram 80% mais chance de ter um bebê prematuro.

Sem avaliar substâncias químicas
Pesquisadores não avaliaram adoçantes artificiais específicos

Consumo permitido, mas moderado
O Colégio Americano de Obstetras e Ginecologistas recomendou que mulheres que normalmente utilizam a sacarina ou o aspartame podem continuar a fazê-lo "com moderação" durante a gravidez.
 

 


 
 

 
© 2008 Centro Universitário São Camilo. Todos os direitos reservados