Fonte: R7
Data de publicação: 31/08/10
Frutas e verduras reduzem risco de câncer de pulmão em fumantes
Pesquisadores dizem que não fumar continua como o único meio eficaz de evitar tumores
Comer frutas e verduras variadas pode reduzir os riscos de contrair alguns tipos de câncer de pulmão em fumantes, segundo um estudo divulgado nesta segunda-feira (30) nos Estados Unidos.
H. Bas Bueno-de-Mesquita, do Instituto de Saúde Pública da Holanda, diz que, "apesar de parar de fumar ser a atitude preventiva mais importante para se reduzir os riscos de contrair câncer de pulmão, consumir uma mistura de vários tipos de frutas e vegetais também pode diminuir o risco, independentemente da quantidade, especialmente entre os fumantes".
O estudo, publicado na revista Cancer Epidemiology, Biomarkers & Prevention, da associação americana de pesquisas sobre o câncer, foi realizado com 1.600 pessoas diagnosticadas com câncer de pulmão. Os cientistas informaram que a variedade de frutas e vegetais parece ser mais importante do que a quantidade. Eles estudaram 14 frutas de consumo comum e 26 vegetais frescos, enlatados ou desidratados.
O risco de desenvolver células cancerosas caiu substancialmente quando ingerida uma grande variedade de frutas e vegetais. Enquanto pesquisas anteriores revelaram a importância de se ingerir esses alimentos em quantidade suficiente para reduzir os riscos de desenvolver câncer, Stephen Hecht - integrante do conselho editorial da Cancer Epidemiology, Biomarkers & Prevention - diz que esse é um dos primeiros trabalhos a avaliar a diversidade, mais que a quantidade, do consumo.
– Os resultados são muito interessantes e indicam um efeito de proteção para os fumantes. Ainda há mais de 1 bilhão de fumantes no mundo e muitos são dependentes de nicotina e não conseguem abandonar o vício apesar de seus esforços.
– No entanto, o público deveria ser consciente e ser lembrado de que a única forma comprovada de reduzir os riscos de câncer de pulmão é evitar o tabaco em todas as suas formas.
|